Dossiê do CEOI


           O Centro Espírita Ogum com Iansã, teve o seu primeiro registro estatutário em 11-10-1990, na Travessa Ferreira Netto, 255, Vargem Grande em Barra do Piraí/RJ com a determinação do preto velho, Pai José de Aruanda, onde permaneceu por três anos.
           Foi filiado à C.C.A.B.E.R.J.(Confederação dos Cultos Afro Brasileiro do Estado do Rio de Janeiro) e  filiado à A.S.A.B.R.J.(Associação dos Sacerdotes Afro Brasileiro no Estado do Rio de Janeiro ), ambos de Nova Iguaçu, RJ.
           Posteriormente transferindo-se para Itakamosi,Vassouras, RJ com intuito ainda mais de ajudar os necessitados e sob a orientação de Pai José de Aruanda permanece no culto Afro de Umbanda e nos estudos básicos das Obras de Kardec, fazendo uma só junção nos trabalhos e sessões no referido Centro Espírita, onde o principal objetivo é ajudar a todos os necessitados e carentes com  palavra de amor, conforto espiritual e com as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
           Mesmo tendo passado por algumas discriminações de irmãos adeptos de outras religiões e idéias, o CEOI sobreviveu e venceu, junto aos seus protetores Ogum e Iansã, todos os desafios encontrados.
           Com suas dependências primeiramente feitas de bambus que contornavam o local de trabalho, sobre o teto, telhas de amianto e lonas envolvendo os lados, chão de terra batida, possuía um banheiro que servia também para troca de roupa e banhos. Mas tarde com ajuda de amigos e médiuns e almoços beneficentes, suas dependências foram melhorando passando para alvenaria e hoje possuiu 2 banheiros, 2 quartos para os médiuns, 1 quarto para consulta, uma cozinha, o salão e assistência.
           Com a certeza que estamos cumprindo com amor e dedicação as determinações oriundas da Espiritualidade, que o CEOI sobreviveu e sobreviverá a qualquer desafio que em nome de Deus se apresentar e cumprindo tudo que o Pai Maior quiser e determinar.   
           Em 2008, o estatuto precisou de uma adequação, englobando ainda mais a parte social e diretores, sendo necessário criar um novo registro no Cartório da cidade de Vassouras, adequando à nossa realidade atual.
           Hoje o CEOI possuiu CNPJ, Inscrição Municipal, sendo seu Sacerdote, Pai Caíque de Ogum, foi representante religioso da A.B.E.C.C.A (Associação Barrense de Educação, Cultura e Crença Afro Brasileira – Barra do Piraí/RJ) e Vice-Presidente da A.M.F.O.L.C. (Associação dos Movimentos de Folclore e Cultura – Vassouras/RJ) entre outros.

Pai Caique de Ogum
Presidente e Sacerdote